23 de dezembro de 2013

Presentinhos artesanais :: Garrafinhas de licor

Como sempre costumo fazer, meus presentes de natal já estão comprados e embalados há algumas semanas. Gosto de comprar antes, porque assim tenho a oportunidade de realmente escolher o que quero dar, o que não acontece quando deixamos as compras para o último momento.

Mas, além de comprar tudo antes, esse ano resolvi fazer em casa uns mimos para algumas pessoas, porque é muito gostoso presentear com algo que a gente mesmo faz. Trata-se de garrafinhas de licor caseiro que, segundo o meu pai, ficou forte à beça (rsrsrs...), mas que mesmo assim eu adorei fazer. Adorei desde a escolha e preparação das garrafas até a montagem da embalagem. Olha só como ficaram...


A princípio eram 5, viraram 7, depois 9... E agora perdi a conta de quantas fiz. Gostei tanto da experiência que ano que vem já sei o que farei... :) 

Mas ainda estamos em 2013 e falando em licores. Para as garrafinhas, fiz duas receitas diferentes, que se assemelham muito, em sabor, como o Amarula e o Bailey's. As receitas estão ao final do post.







Para o "Amarula", cozinhei uma leta de leite condensado por 20 minutos. Depois bati por muito tempo esse doce de leite com a mesma medida de whisky (na receita original vai vodka, mas eu substitui por conta), 2 colheres de chocolate em pó (usei o do padre, por ser amargo), 1 colher de essência de baunilha. Quando estava bem cremoso, acrescentei uma lata de creme de leite, apenas pulsando no liquidificador, até misturar. 

O "Bailey´s" tem preparo mais simples: é só bater no liquidificador uma lata de leito condensado, a mesma medida de whisky (nessa é whisky mesmo), 2 colheres de chocolate em pó e 1 colher de café em pó solúvel. Como achei o gosto muito forte, acrescentei, por minha conta também, uma lata de creme de leite, e gostei bastante do resultado. O gosto do café, apesar de sutil, faz bastante diferença.

Ambos, servidos gelados, ficam mais gostosos. Também vale lembrar que as garrafinhas foram escaldadas com água fervendo e o conteúdo foi engarrafado quando elas estavam totalmente secas.

5 comentários:

  1. Olá!
    Ficou muito lindo!
    Onde vc comprou as garrafas e as caixinha de madeira?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As garrafinhas eu comprei nessas lojas de utilidades, sabe? Tipo aquelas 1,99, mas que agora vendem de tudo. A caixinha de madeira, eu ganhei, e só usei para tirar as fotos, mas tem pra vender delas nas lojas de objetos para artesanato, tipo mdf.
      :)
      Feliz Natal!!

      Excluir
  2. Quanto esmero e que delicadeza! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!
      São pequenos miminhos para amigos que eu amo!
      ;)
      beijo!

      Excluir

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)